Como usar o Adwords para anunciar no Orkut

Mesmo com o avanço do Facebook, o Orkut ainda continua sendo a rede social mais brasileira, no entanto esta verdade pode não durar muito.

Dados da ComScore apontam para um cenário que coloca o Facebook como principal rede social no Brasil em cerca de um ano, passando o líder Orkut em número de usuários.

Há poucos dias o Orkut alterou novamente sua interface gráfica, ficando mais parecido com a rede de Zuckerberg, mas na essência pouco mudou.

Mesmo com esta atualização, o Orkut ainda não contempla integração com outras plataformas, como twitter, facebook, linkedin, tumblr, blogspot, item obrigatório em qualquer nova rede social.

Ainda hoje consideramos o Orkut uma boa solução para campanhas que utilizam o AdWords na rede de display do Google com anúncios gráficos e links patrocinados.

Por isso é importante ressaltar alguns números do Orkut No Brasil*:

- De cada 4 internautas brasileiros, 3 acessam o Orkut, totalizando 32 milhões de usuários.
- O tempo médio gasto em cada visita ao site é de 9 minutos, enquanto no facebook esse tempo é de 3,2 minutos.
- No dia 24/12/2010, quase 95 milhões de Scraps foram enviados.
- No dia 03/01/2011, foram adicionadas 62 milhões de fotos nos álbuns. Isso totalizou 1,6 bilhão de visualizações de fotos, quase 19 mil por segundo.
- 54,48% dos usuários têm entre 18 e 25 anos.
- 88,5% dos usuários do Facebook acessam o Orkut.
(*Dados: ComScore, Alexa e Google Brasil. Jan/2011)

Enfim, por mais que hoje o Orkut sofra de certo preconceito, ele ainda é um excelente lugar para expor sua marca, e não devemos ignorar um veículo com uma audiência de 32 milhões de usuários, e que oferece diversas possibilidades de segmentação e nichos dentro desse grande público.

Assim sendo, usar essa famosa rede social do Google como canal para suas Campanhas de Display no Adwords pode ser essencial, dependendo da sua estratégia. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para anunciantes que desejam usar o Adwords para anunciar no Orkut.

Dicas Essenciais:
1. Crie uma Campanha para rede de Display exclusiva para o Orkut. Não misture com outros canais, assim você pode mensurar com mais facilidade os resultados nesse canal.

2. Diferentemente de outras campanhas de display, você pode usar um maior número de palavras-chave. Isso é importante pois quando se fala de Orkut, essas palavras serão usadas pra selecionar informações pessoais de Usuários e também Comunidades interessantes para os seus Anúncios.

3. Em nossa experiência, anúncios gráficos costumam ter CTRs substancialmente melhores do que anúncios de texto. Então capriche nas suas peças, e não se esqueça que seus banners devem ter uma identidade com a sua marca e site, de acordo com a sua estratégia de branding.

4. Lances de CPC também costumam ter resultados melhores do que CPM para campanhas de resposta direta, como numa campanha normal em rede de display. Lances de CPM são mais interessantes se o seu objetivo for o de fazer Branding.

5. Os tamanhos de anúncios gráficos aceitos pelo Orkut são o de 250×250 pixels, ou 300×250 pixels (ainda em fase de testes).

6. O Orkut possui audiência flutuante de 24 horas por dia, então não tenha medo de veicular seus anúncios de madrugada.

7. Se o seu orçamento diário for pequeno, evite anunciar nas faixas de horário das 11 às 13 e das 17 às 19. Nesses horários o Orkut vende espaços publicitários chamados de NewMedia diretamente para marcas. Evitando esses horários, você deixa de concorrer com essas marcas e pode potencializar seus resultados.

Enfim, fazendo um bom planejamento de mídia e seguindo essas dicas básicas, é provável que suas Campanhas tenham bons resultados no Orkut.

Autor:
Diogo Barbieri (@d_barbieri) é analista de links patrocinados da Octavarium Tecnologia, estudante de administração da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e possui certificação GAP – Google Advertising Professional, do Google AdWords.

Sobre a Octavarium Tecnologia:
A Octavarium Tecnologia (@octavarium_tec) é uma empresa Especializada em Gerenciamento e Otimização de Campanhas de Links Patrocinados focada em publicidade online, e com todas as certificações disponíveis no Google Certified Partner: Publicidade de Pesquisa, Publicidade Gráfica e Relatório e Análise.

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